Retiro 2009
.
“Vida Vitoriosa”
.
“O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale.
1 Coríntios 15.56-58
.
Devemos ser vitoriosos sobre:
.
…as forças espirituais do mal
…a mentira
…a culpa
…a rejeição
…o orgulho
…o estresse
…heranças psíquicas
…as fortalezas da alma
.
20 a 24 de fevereiro
.
.
Vida vitoriosa
.
A Palavra de Deus nos revela clara e abertamente o fato de que vivemos em meio a uma batalha espiritual que envolve de um lado a nossa carne (natureza pecaminosa, com seus desejos impuros e inclinação para o mal) e as forças espirituais do mal nas regiões celestes (o Diabo com seus demônios), e de outro a nossa alma regenerada e capacitada pelo Espírito Santo a nos fazer vitoriosos sobre esses adversários.
Sabemos que a guerra já foi vencida por Jesus na cruz, quando morreu a morte que nós merecíamos como salário do nosso pecado, conquistando a salvação eterna da nossa alma. Contudo, até o dia do juízo final, aqueles que desejam se apossar das benesses da vitória final terão de aprender a vencer as batalhas homem a homem, campo a campo, passo a passo.
Há uma diversidade de sentimentos e circunstâncias que podem atrapalhar completamente a nossa jornada com Deus, constituindo-se em verdadeiros inimigos contra os quais devemos pelejar até que os vençamos. Alguns deles são pecados já conhecidos que cultivamos por serem muito fáceis de esconder. Outros são armadilhas que a nossa complexa alma prepara para nós, representando fraquezas de natureza psicológica que nos fazem sentir definitivamente derrotados nas batalhas. Não há dúvida que os nossos pontos fracos dão ao nosso inimigo vantagem na batalha. Há certas experiências vividas no passado, seja no ambiente familiar ou não, que nos impedem de assumir a posição que Jesus quer que assumamos diante dos nossos inimigos. Foram talvez palavras que não deviam ter sido ditas que deixaram feridas em nossa alma que até hoje não cicatrizaram.
Há crentes que estão há anos, quem sabe décadas na igreja, mas continuam infrutíferos na obra, pois se acomodaram aos seus próprios pecados, às suas próprias leituras teológicas erradas, às suas críticas infundadas, à mania de sempre transferir a responsabilidade pela sua estagnação a outros. Já não buscam mais progresso espiritual, não conseguem virar a página da história em busca de aperfeiçoamento da sua vida como servos de Deus. Querem que a Igreja gire ao redor de si, por isso já não conseguem mais perceber a beleza da vocação que nos cabe, ir por todo o mundo pregando o evangelho a toda criatura, olhando para fora!
O Senhor quer, definitivamente, nos libertar para servi-Lo. Não queremos apenas constatar problemas óbvios, queremos resolvê-los em nome e no poder de Jesus, para que a igreja se torne, mais e mais, um lugar de saúde espiritual, de vida e vida em abundância. Prepare-se durante toda essa semana para o retiro. Clame ao Senhor para que o Espírito Santo se derrame copiosamente sobre nós durante esses dias. A vitória que estamos buscando não será alcançada se o povo que se chama pelo nome do Senhor não se humilhar, orar, buscar-Lo e se converter dos seus maus caminhos.
.
Pr. Jônatas Vasconcelos
.
.
.AVISOS
.
Regras para uma boa convivência
.
- Mantenha o local limpo;
- Traje-se com decência;
- Lave a sua louça;
- Participe de toda a programação;
- Seja prestativo;
- Não acenda a luz do quarto após as 24h.
.
A sós com Deus
.
O propósito desse momento é que cada um desenvolva, começando pelo retiro, o hábito de ter um momento diário de leitura bíblica e oração em casa, em secreto (Mt 6.6). A leitura deve seguir o seguinte cronograma:
Sábado: Salmos 42 e 43
Domingo: Salmo 44
Segunda-feira: Salmos 46 e 47
Terça-feira: Salmo 48
.
Noite de talentos
.
Se você sabe equilibrar uma vassoura na ponta do nariz, declamar um poema ou sempre quis demonstrar algum outro talento para os irmãos da igreja, mas nunca teve oportunidade, chegou o seu momento. Procure o Alexandre e inscreva-se na noite de talentos.
.
Assistência espiritual 24h
.
Se você deseja conversar ou que alguém ore por você, procure o líder do seu grupo, o pastor ou um dos oficiais da igreja (presbíteros e diáconos) a qualquer hora.
.
O que levar?
.
- Bíblia;
- Papel e caneta para anotações;
- Colchonete;
- Roupas de cama e banho;
- Objetos de higiene pessoal;
- Material esportivo;
- O coração ávido pela presença de Deus.
.
PROGRAMAÇÃO
.
Sexta
.
20h – Chegada
21h – Intercessão
.
De sábado a segunda
.
7h30 – Amanhecer com Cristo
8h – Café da Manhã
9h – A sós com Deus
9h30 – Culto
11h – Grupos pequenos
12h – Almoço
18h – Banho
19h – Jantar
20h – Culto
23h30 – Recolher
0h – Apagar as luzes
.
Terça
.
7h30 – Amanhecer com Cristo
8h – Café da Manhã
9h – A sós com Deus
9h30 – Culto
11h – Grupos pequenos
12h – Almoço
18h – Banho
19h – Jantar
20h – Culto de encerramento
.
ANIVERSARIANTES
.
17/02 Amós Gomes
17/02 Milene Juliana Costa Zatella
22/02 Altiva Pereira de Araújo
22/02 Ézio Alves de Amorim
22/02 Adheler Soares Souza
22/02 Gisele F. Vasconcelos Viviani
22/02 Marli Figueira Araújo