Solus Christus

Solus Christus
by

Captura de Tela 2015-10-01 às 12.22.53

A Reforma Protestante do século XVI parece distante de nós mas não podemos nos enganar. Ela está próxima, junto a nós por que a fé de nossos pais reformados vive em nossa pregação e ensino, em nossa doutrina e liturgia. Ela está próxima por que ainda hoje as lições da Reforma continuam relevantes, embora em um novo contexto de diante de um novo mundo. Nossos pais reformados militaram pelo retorno da igreja as suas origens, lutaram para ter as Escrituras nas mãos no dia a dia, combateram abusos e distorções e nós precisamos de tudo isso em nossos dias.

Os reformadores orientaram sua militância por pequenas declarações em latim que ficaram conhecidos como os “Solas da Reforma”. Não são necessariamente artigos de fé, devido a sua brevidade, mas são como macrovalores que orientaram os reformadores em sua jornada. O primeiro sola é o “Solus Christus”, que significa: “Somente Cristo”. Os reformadores estavam afirmando que a salvação não viria de nenhuma outra maneira ou forma que não por meio de Cristo, o único e suficiente salvador. Eles estavam questionando as indulgências, meios de salvação que não apontavam para Cristo e tantas outras coisas.

Hoje, as pessoas continuam buscando por sentido, significado, amor, aceitação, segurança, paz e intimidade fora de Cristo, por meio do materialismo, dos relacionamentos românticos e tantas outras maneiras. Ou seja: essa busca termina em frustração pois nos esquecemos de que todas essas realidades só podem vir a nós por meio de Cristo. Precisamos lembrar que o amor incondicional que procuramos, a segurança que precisamos, o sentido pelo qual ansiamos se encontra em Cristo, e somente em Cristo. Que possamos viver nele. Solus Christus!

Pr. Jeferson C. Alvarenga

share

Recommended Posts