Intimidade com o Filho

Intimidade com o Filho
by

John Owen, teólogo inglês do séc. XVII, desenvolveu um tema muito interessante em seus escritos que mais tarde veio a ser conhecido como “Devoção Trinitária”. Owen explica que apesar de termos comunhão com toda a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – experimentamos também um relacionamento pessoal com cada pessoa da Trindade. A Bíblia usa metáforas nas quais nos relacionamos com Deus como filhos amados do Pai, nos relacionamos com Jesus como discípulos do Mestre e nos relacionamos com o Espírito Santo como templos vivos nos quais o Espírito de Deus habita.

É uma maravilha e um desafio descobrirmos que podemos buscar intimidade com toda a Trindade e crescer em nosso relacionamento com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Em nosso relacionamento com Jesus de maneira especial somos desafiados a mergulhar fundo no discipulado, somos desafiados a seguir a Jesus como aprendizes dele e isso tem muito a ver com o fato de aprendermos a sermos filhos do Pai Celestial como Jesus é Filho: filho obediente, filho que mostra o caráter do Pai, filho que desfruta de intimidade com o Pai.

O grande desafio em cultivarmos nossa intimidade com Jesus está em priorizarmos nosso relacionamento com Ele. Para ser um discípulo na antiguidade e aprender com os mestres era preciso investir tempo nessa relação, passar tempo juntos e observar o mestre para poder reproduzir sua vida. Não é diferente em nossa relação com Jesus: precisamos passar tempo aos seus pés como fez Maria (Lc 10), precisamos segui-lo como aprendizes como fizeram os discípulos (Mc 1), precisamos sentar a mesa com Jesus e viver o dia-a-dia com Ele. Neste sentido, a correria de nossa vida agitada e as inúmeras preocupações são as coisas que mais nos atrapalham de estar com Jesus de maneira qualitativa. A agenda corrida e sem tempo para a oração, para estar com a Palavra sem pressa, pode ser nossa maior inimiga na hora de aprofundar nossa relação com Jesus. Nosso amor por Jesus precisa se traduzir em tempo de qualidade com Ele, em tempo de intimidade com nosso Companheiro do Caminho.

 

Pr. Jeferson C. Alvarenga

share

Recommended Posts