Equilíbrio no Corpo

Equilíbrio no Corpo
by

Deus nos fez seres físico-espirituais: ao tomar o pó da terra (físico) soprou nele seu fôlego de vida (espiritual) (Gn 2) e a partir daquele momento nos tornamos seres com uma vida física e espiritual, em uma unidade que nos constitui como pessoas. Sabemos que as outras criaturazinhas de Jesus que pulam, nadam e voam por aí – os bichinhos, é claro – são seres físicos, mas não foram dotadas de espiritualidade, não tem a imagem de Deus nelas. Por outro lado, os anjos são seres espirituais, seres pessoais, mas não receberam um corpinho como o nosso. Ótimo, então já deu pra sacar: somos seres a um só tempo dotados de uma dimensão física e uma dimensão espiritual. E por que esse b-a-bá da fé é importante?
Por que muitos cristãos acham que a fé cristã despreza o corpo e isso é um equívoco enorme! Quando Paulo se refere a “carne” que é contra o espírito em muitos de seus textos (Gl 5.16-26) não está se referindo ao nosso corpo físico, mas a nossa natureza pecaminosa. Ao terminar a criação do mundo material o Eterno disse: “Muito bom!” (Gn 1.25). Jesus após a ressurreição comeu com seus discípulo (Jo 21.9). O próprio Jesus foi ressurreto no corpo (Jo 20) e o Apóstolo Paulo deixou claro que nossa ressurreição também será corpórea (1 Co 15). Logo, a fé cristã não despreza o corpo mas afirma que nosso corpo é templo do Espírito Santo e deve honrar o Senhor (1Co 6). Bem, se nosso corpo nos foi dado pelo Eterno e deve glorificar a Deus, então o que podemos compreender?
Podemos compreender que o Eterno nos deu um corpo físico com suas características, seus limites e propriedades e ao abusarmos de nosso corpo, estamos desonrando a Deus e procurando problemas para nós mesmos. Nosso corpo precisa de sono, descanso, cuidados. Precisa ser exercitado, precisa de cuidados médicos. Nosso corpo precisa de nossa atenção. Muitas pessoas desprezam os limites do próprio corpo ao trabalhar em excesso, sem uma atividade física, privando-se do sono ou com disfunções alimentares. A grande questão é que somos uma unidade físico-espiritual e o desequilíbrio no corpo pode nos levar a experimentar problemas emocionais e espirituais: uma depressão, um esfriamento espiritual, um desânimo enorme que pode impactar várias áreas de nossa vida. Muitas vezes achamos que estamos com um problema emocional ou espiritual, mas estamos precisando de equilíbrio físico.

share

Recommended Posts