O Deus Família

O Deus Família
by

Você já ouviu falar que a família é a célula básica da sociedade, o lugar onde os nossos valores são formados, o ceio da formação do indivíduo e muitas outras coisas que comprovam: a nossa família é certamente uma realidade crucial em nossa vida. Mas o que as Escrituras dizem a respeito da família? Como os cristãos compreendem a importância da família?
De fato, o Eterno criou a família, a família é o projeto de Deus para o homem. Sabemos disso pois a narrativa da criação (Gn 1 e 2) bem como textos do Antigo Testamento (Salmo 128) e do Novo Testamento (Ef 5 e 6) nos atestam que família foi criada pelo bom Deus e está sendo restaurada e curada em Cristo. O que pode nos passar desapercebido é o fato de que somos família por que o nosso Criador é um Deus família. Sim, o nosso Deus não é uma divindade solitária, isolada, carente na eternidade e que por isso decide criar o homem. O nosso Deus é comunitário,o nosso Deus é Trino, o nosso Deus é Pai, é Filho, é Espírito, o nosso Deus é uma família. É intrigante que o Eterno tenha se revelado a nós utilizando, dentre outras, a metáfora da família: Pai, Filho, Espírito… O Pai que cria, o Filho que redime, o Espírito que envolve com ternura a criação como uma mãe abraçando seus filhos, como declara com singular beleza Vinoth Ramachandra.


Nosso Deus é comunitário, é um Deus família! Por isso, quando fomos criados a imagem e semelhança de Deus fomos criados homem e mulher aos quais o Eterno disse: “Multipliquem-se!” (Gn 1.28). De fato, precisamos reaprender a ser família olhando para o Deus Família, esta família onde as pessoas tem unidade mas sem perder a diversidade, diversidade mas sem perder a unidade, onde uma pessoa serve a outra e não há orgulho nem egoísmo, uma família na qual todos são um no vínculo perfeito do amor e do cuidado. O nosso Deus não é só o Criador da família, mas nosso modelo de família.

Pr. Jeferson C. Alvarenga

share

Recommended Posts