Transformar Sonho em Realidade

Transformar Sonho em Realidade
by

Era o dia 28 de agosto de 1963. Os Estados Unidos estavam sob a intensa pressão social causada pela divisão de uma sociedade entre brancos e negros e o movimento pelos direitos dos negros estava militando por igualdade e justiça. Martin Luther King Jr. foi a público diante de milhares de pessoas no Lincoln Memorial para realizar um dos discursos mais conhecidos e mais importantes da história daquela nação. Suas primeiras palavras foram: “Eu tenho um sonho…”. Luther King começou a demonstrar por meio de uma série de visões como ele via a sua nação e um mundo sem racismo, sem divisões entre as pessoas por causa da cor da pele. Praticamente todas as pessoas podem dizer que também tem sonhos. Por que muitos sonhos ficam pelo caminho sem que consigamos de fato experimentar o que ansiamos? Sabemos que Luther King não apenas tinha um sonho, mas teve sua vida orientada, guiada e moldada por esse sonho. Ou seja: Luther King transformou seu sonho em realidade por meio de oração, visão, liderança e trabalho duro.

Sabemos que pessoas são movidas por sonhos, mas não paramos para pensar que comunidades inteiras também são movidas por sonhos! Se uma comunidade não tem um sonho em comum, um alvo, um objetivo, fica estagnada e ao poucos se perde na deriva da história. Bill Hybels escreveu certa vez que o sonho que contaminou seu coração foi a de ser parte de uma igreja local que entenda que sua missão é ser a esperança do mundo. A igreja local é a esperança do mundo. Que visão fantástica! Que sonho maravilhoso! O que uma igreja local pode fazer pelo mundo? A igreja local pode ensinar as pessoas a conhecer e amar a Deus, pode cuidar das famílias, nutrir os casamentos, ensinar as pessoas a servir e amar uns aos outros, pode servir os pobres e cuidar dos enfermos e necessitados, pode alimentar os que tem fome e ser a voz dos que não tem voz, pode compartilhar o Evangelho com pessoas que não conhecem a Cristo…

A igreja pode ser um organismo vivo, santo e poderoso, uma esperança viva para um mundo em trevas e sofrimento. Que nós como igreja possamos dizer que temos um sonho de sermos uma igreja que seja um farol de esperança aonde estamos e que possamos transformar esse sonho em realidade pouco a pouco com oração, liderança e trabalho duro.

share

Recommended Posts