CORAGEM PARA AVALIAR

CORAGEM PARA AVALIAR
by

Vamos fazer algo diferente? Então bora começar o ano pelo final da Bíblia! É isso mesmo: início do ano, final da Bíblia. Quando abrimos no livro de Apocalipse vemos o Senhor Jesus, ressurreto em glória, enviando uma mensagem as igrejas da Ásia Menor (Ap 2 e 3). E qual é o conteúdo dessas mensagens? Bem, cada igreja recebe uma mensagem específica mas há algo que é comum a todas elas: o Senhor Jesus faz uma avaliação realista e direta da condição de cada uma. Como Senhor da igreja universal, o Redentor lança um olhar sobre as igrejas locais revelando suas virtudes e suas fraquezas, falando sobre necessidade de mudança, de arrependimento, de quebrantamento e humilhação. Sim, Jesus avaliou de forma honesta e realista cada uma das igrejas e enviou uma mensagem a elas. Essa imagem pode ser incômoda para muitos de nós, não é verdade?

Sim, pois não gostamos de avaliações, seja lá qual for. Não importa se é uma prova da escola, a prova do vestibular, um exame de motorista, um exame no médico… Não gostamos de avaliações pios elas podem revelar fraquezas, ignorância, doença e problemas, podem revelar áreas que demandam melhora, crescimento e mudança. No entanto, não dá para negar: se Jesus avaliou as igrejas da Ásia Menor em um exame minucioso, então sabemos que Ele também nos examina como discípulos. Duvida? Então lá vai: Jesus avaliou a fé de seus discípulos (Mc 8.26, Mt 14.31), avaliou suas prioridades (Lc 10.41,42), avaliou sua perseverança (Lc 23.34), avaliou seu discernimento espiritual (Mc 8.14-21).

Por isso as Escrituras nos convidam a fazer uma auto avaliação: “Testem-se para saber se estão firmes na fé. Não se enganem, pensando que tudo está garantido. Criem o hábito do autoexame. Vocês precisam de evidências de primeira mão, não apenas de ouvir dizer que Jesus Cristo está em vocês. Façam o teste. Se o resultado não for bom, tomem alguma providência” (2Co 13.5-7). Que o Espírito Santo nos dê coragem para um autoexame sincero no início desse novo ano.

share

Recommended Posts