Home > Nossa história

Nossa história

Em 1984, a Igreja Presbiteriana Betânia, então pastoreada pelo Rev. Teófanes de Almeida Elias, fazia encontros semanais em células nos lares. Uma dessas células acontecia na casa do casal Christheo Luz Garcia e Alfredina Breder Garcia. Desde a sua primeira reunião, a célula não parou de crescer e, em mais ou menos três meses, a casa não comportava mais o número de visitantes, de forma que o Rev. Josué Rodrigues de Oliveira, juntamente com o presbítero Angelo Gagliardi e sua esposa Nely Bussingher Gagliardi, tomaram a direção do trabalho.

Com a distância da igreja-mãe, logo se viu a necessidade de dar início à realização de cultos dominicais no Barreto. Fez-se então uma escala de presbíteros para dirigirem os cultos na incipiente congregação que, a essa altura, já se reunia na Rua José Leonardo, 68.

Em 1990, o então Rev. Daniel César Costa assumiu o trabalho na congregação. Nesse mesmo ano, o referido pastor convidou o então diácono Sérgio Luiz da Fonseca Cruz para trabalhar com ele na congregação. Sérgio, aceitando o convite, começou a desenvolver o seu ministério no início do ano de 1991. No ano seguinte, 1992, Sérgio foi cursar teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP. Enquanto esteve no seminário, Sérgio aproveitava os períodos de férias acadêmicas para dar continuidade aos seus trabalhos na congregação.

No ano de 1995, Sérgio  concluiu o curso de Bacharel em Teologia, foi ordenado e convidado para pastorear a congregação do Barreto, assumindo a mesma em 1996. No dia 1º de setembro desse ano, o Presbitério de Niterói (PNTR) reuniu-se na sede da congregação para realização da assembléia que emanciparia a congregação da igreja-mãe, concedendo-lhe status de igreja.

Visit Us On FacebookVisit Us On Google PlusVisit Us On YoutubeCheck Our Feed