NOSSA IDENTIDADE

ENTENDA QUEM SOMOS


NOSSA IDENTIDADE


NOSSA IDENTIDADE


A Igreja Presbiteriana do Barreto está ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil, uma denominação reformada, calvinista e de governo presbiteriano

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Igreja Reformada. O movimento da Reforma do século XVI deu origem a vários ramos do Protestantismo. Um deles foi o Presbiterianismo, calcado nos princípios da Reforma, baseada nos textos inerrantes das Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é Calvinista. Isso quer dizer que a maneira como se compreende a doutrina das Escrituras tem sua base nos escritos de João Calvino e seus sucessores. Os símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, são sistematizações doutrinárias calvinistas, orientam a doutrina da igreja.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja de governo presbiteriano, pois o governo da igreja está organizado em forma de conselhos que vão desde a igreja local até toda a estrutura da denominação no país. As igrejas estão ligadas a Presbitérios e Sínodos e a um organismo central, chamado Supremo Concílio. O Concílio menor é o Conselho, formado por um número variável de presbíteros, de acordo com o tamanho e as necessidades da igreja. Cada Presbitério representa igrejas de uma determinada região e se reúne uma vez por ano, ordinariamente.

A igreja Presbiteriana do Barreto está ligada ao Presbitério de Niterói (PNTR), que compreende atualmente doze igrejas. O PNTR está sujeito hierarquicamente ao Sínodo Leste Fluminense (SLF), que compreende vários presbitérios e se reúne de dois em dois anos. Todos esses concílios têm uma diretoria, que é renovada periodicamente.

A Igreja Presbiteriana do Brasil se rege por uma Constituição e sua única regra de fé e prática é a Bíblia.



NOSSA MISSÃO

Nossa missão pode ser resumida a uma palavra: RELACIONAMENTOS.

Relacionamento Vertical | Um relacionamento de amor com o Deus Trino:
Nossa missão é experimentar intimidade com Deus (Adoração).

Relacionamentos Horizontais | Relacionamentos dentro da comunidade:
Nossa missão é caminhar juntos em comunidade (Comunhão).

Relacionamentos para fora | Relacionamentos para fora da comunidade:
Nossa missão é conectar pessoas ao Evangelho (Missão).


NOSSA VISÃO

Nossa visão é sermos uma igreja relacional, informal, simples, leve, centrada na Palavra e com ênfase no Grande Grupo, nos Pequenos Grupos e no Discipulado.

Nossos valores são o tempo diário com Deus, o ensino sólido das Escrituras, relacionamentos curados na família, o cuidado uns com os outros, a simplicidade, o comprometimento e uma atitude missionária.



UMA IGREJA REFORMADA

A Igreja Presbiteriana do Barreto é uma igreja de confissão reformada que adota a Confissão de Fé de Westminster e a Teologia Reformada. Cremos que a Teologia Reformada honra as Sagradas Escrituras com sua ênfase na soberania do Eterno e na salvação somente pela graça mediante Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
Desta forma, procuramos que nosso ensino seja sempre uma sólida e fiel exposição das Escrituras e ao mesmo tempo trabalhamos para que tudo o que pregamos e ensinamos seja centrado em Jesus Cristo e sua obra redentora realizada na cruz.
Desejamos, portanto, ser uma comunidade bíblica, centrada no Evangelho e capaz de comunicar essas verdades ao nosso bairro e a nossa cidade.


UMA COMUNIDADE DE RELACIONAMENTOS

Compreendemos que a fé cristã é profundamente relacional: fomos criados pelo Eterno para desfrutar de relacionamentos profundos e significativos com a própria Trindade, com o outro, conosco mesmos e com o mundo a nossa volta.
A queda desconectou essa relações e quebrou nossos relacionamentos, mas cremos que a obra redentora de Jesus nos possibilita experimentar relacionamentos reconectados com o Deus Trino, com o outro e conosco mesmos.
Por isso cremos que a igreja é uma comunidade relacional que experimenta esses relacionamentos que estão sendo religados e curados, sempre tendo o nosso relacionamento com Deus no centro e na base desssa transformação causada pelo Evangelho.