Home > Nossa identidade

Nossa identidade

A Igreja Presbiteriana do Barreto está ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil, uma denominação reformada, calvinista e de governo presbiteriano

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Igreja Reformada. O movimento da Reforma do século XVI deu origem a vários ramos do Protestantismo. Um deles foi o Presbiterianismo, calcado nos princípios da Reforma, baseada nos textos inerrantes das Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é Calvinista. Isso quer dizer que a maneira como se compreende a doutrina das Escrituras tem sua base nos escritos de João Calvino e seus sucessores. Os símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, são sistematizações doutrinárias calvinistas, orientam a doutrina da igreja.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja de governo presbiteriano, pois o governo da igreja está organizado em forma de conselhos que vão desde a igreja local até toda a estrutura da denominação no país. As igrejas estão ligadas a Presbitérios e Sínodos e a um organismo central, chamado Supremo Concílio. O Concílio menor é o Conselho, formado por um número variável de presbíteros, de acordo com o tamanho e as necessidades da igreja. Cada Presbitério representa igrejas de uma determinada região e se reúne uma vez por ano, ordinariamente.

A igreja Presbiteriana do Barreto está ligada ao Presbitério de Niterói (PNTR), que compreende atualmente doze igrejas que, por ordem de fundação, são:

1. Igreja Presbiteriana de Niterói

2. Igreja Presbiteriana  de Pendotiba

3. Igreja Presbiteriana  Betânia

4. Igreja Presbiteriana  do Sinai

5. Igreja Presbiteriana  Betel

6. Igreja Presbiteriana  do Barreto

7. Igreja Presbiteriana  Betânia de Icaraí

8. Igreja Presbiteriana  Betânia da Região Oceânica

9. Comunidade Presbiteriana da Barra

10. Igreja Presbiteriana  de Piratininga

11. Igreja Presbiteriana do Fonseca

12. Igreja Presbiteriana Betânia Litorânea

O PNTR está sujeito hierarquicamente ao Sínodo Leste Fluminense (SLF), que compreende vários presbitérios e se reúne de dois em dois anos. Todos esses concílios têm uma diretoria, que é renovada periodicamente.

A Igreja Presbiteriana do Brasil se rege por uma Constituição e sua única regra de fé e prática é a Bíblia.

Visit Us On FacebookVisit Us On Google PlusVisit Us On YoutubeCheck Our Feed