top of page
Image by Greg Rosenke

Quem Somos

Nossa História

Em 1984, a Igreja Presbiteriana Betânia, então pastoreada pelo Rev. Teófanes de Almeida Elias, fazia encontros semanais em células nos lares. Uma dessas células acontecia na casa do casal Christheo Luz Garcia e Alfredina Breder Garcia. Desde a sua primeira reunião, a célula não parou de crescer e, em mais ou menos três meses, a casa não comportava mais o número de visitantes, de forma que o Rev. Josué Rodrigues de Oliveira, juntamente com o presbítero Angelo Gagliardi e sua esposa Nely Bussingher Gagliardi, tomaram a direção do trabalho.

Com a distância da igreja-mãe, logo se viu a necessidade de dar início à realização de cultos dominicais no Barreto. Fez-se então uma escala de presbíteros para dirigirem os cultos na incipiente congregação que, a essa altura, já se reunia na Rua José Leonardo, 68.

Em 1990, o então Rev. Daniel César Costa assumiu o trabalho na congregação. Nesse mesmo ano, o referido pastor convidou o então diácono Sérgio Luiz da Fonseca Cruz para trabalhar com ele na congregação. Sérgio, aceitando o convite, começou a desenvolver o seu ministério no início do ano de 1991. No ano seguinte, 1992, Sérgio foi cursar teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP. Enquanto esteve no seminário, Sérgio aproveitava os períodos de férias acadêmicas para dar continuidade aos seus trabalhos na congregação.

No ano de 1995, Sérgio  concluiu o curso de Bacharel em Teologia, foi ordenado e convidado para pastorear a congregação do Barreto, assumindo a mesma em 1996. No dia 1º de setembro desse ano, o Presbitério de Niterói (PNTR) reuniu-se na sede da congregação para realização da assembléia que emanciparia a congregação da igreja-mãe, concedendo-lhe status de igreja.

No que cremos?

Nossa igreja adota, como exposição das doutrinas bíblicas, a Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e o Catecismo Menor ou Breve Catecismo. Contudo, deve ficar bem claro que a nossa única regra infalível de fé e prática é a Escritura Sagrada. Adotamos a Confissão de Fé e os Catecismos como exposição do sistema de doutrinas ensinadas nas Santas Escrituras. Isto se fez necessário em virtude de a Bíblia não trazer as doutrinas já sistematizadas.

Breve Declaração de Fé

1. Cremos em um só Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; o Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, o qual morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; e o Espírito Santo, santificador das nossas almas e doador da vida.

2. Cremos que as Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamento são a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática dada por Ele à sua Igreja, e que são falsas e perigosas todas as doutrinas e cerimônias contrárias a essa Palavra, e todos os usos e costumes acrescentados à simples Lei do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Confessamos que fomos concebidos em pecado; que por natureza somos incapazes de cumprir perfeitamente a Lei de Deus, inclinados antes a amar e fazer o que esta Lei condena, tendo pecado muitas vezes por pensamento, palavras e obras.

4. Cremos firmemente que o sangue de Cristo purifica de todo o pecado, e que não há outro meio de alcançar o perdão e o poder santificador senão a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo, que Jesus dá a todo que lho pede, crendo n’Ele e invocando-O.

Uma igreja reformada

A Igreja Presbiteriana do Barreto é uma igreja de confissão reformada que adota a Confissão de Fé de Westminster e a Teologia Reformada. Cremos que a Teologia Reformada honra as Sagradas Escrituras com sua ênfase na soberania do Eterno e na salvação somente pela graça mediante Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.


Desta forma, procuramos que nosso ensino seja sempre uma sólida e fiel exposição das Escrituras e ao mesmo tempo trabalhamos para que tudo o que pregamos e ensinamos seja centrado em Jesus Cristo e sua obra redentora realizada na cruz.


Desejamos, portanto, ser uma comunidade bíblica, centrada no Evangelho e capaz de comunicar essas verdades ao nosso bairro e a nossa cidade.

Uma comunidade de relacionamentos

Nossa
Missão

Nossa missão pode ser resumida a uma palavra: RELACIONAMENTOS.

Relacionamento Vertical

Um relacionamento de amor com o Deus Trino: Nossa missão é experimentar intimidade com Deus (Adoração).

Relacionamentos Horizontais

Relacionamentos dentro da comunidade: Nossa missão é caminhar juntos em comunidade (Comunhão).

Relacionamentos para fora

Relacionamentos para fora da comunidade: Nossa missão é conectar pessoas ao Evangelho (Missão).

Nossa
Visão

Nossa visão é sermos uma igreja relacional, informal, simples, leve, centrada na Palavra e com ênfase no Grande Grupo, nos Pequenos Grupos e no Discipulado.

Nossos
Valores

Nossos valores são o tempo diário com Deus, o ensino sólido das Escrituras, relacionamentos curados na família, o cuidado uns com os outros, a simplicidade, o comprometimento e uma atitude missionária.

Compreendemos que a fé cristã é profundamente relacional: fomos criados pelo Eterno para desfrutar de relacionamentos profundos e significativos com a própria Trindade, com o outro, conosco mesmos e com o mundo a nossa volta.


A queda desconectou essa relações e quebrou nossos relacionamentos, mas cremos que a obra redentora de Jesus nos possibilita experimentar relacionamentos reconectados com o Deus Trino, com o outro e conosco mesmos.


Por isso cremos que a igreja é uma comunidade relacional que experimenta esses relacionamentos que estão sendo religados e curados, sempre tendo o nosso relacionamento com Deus no centro e na base desssa transformação causada pelo Evangelho.

  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
bottom of page