Quem somos

Nossa missão

Ao longo desses anos temos orado e buscado o Eterno, procurando discernir qual é a nossa missão: aquilo que o Senhor espera fazer através de quem somos e onde estamos.

A declaração de missão a seguir enfatiza que somos uma comunidade voltada para relacionamentos (interatividade ao invés de atividade). Também desejamos que nosso relacionamento com Deus seja a principal prioridade, de maneira que nossa vida com Deus possa moldar nossas demais relações. Que o amor que experimentamos em nossa relação com Jesus possa se derramar, se refletir nos demais relacionamentos que possuímos.

 Nossa missão é

Buscar e experimentar um relacionamento íntimo e transformador com o Pai por meio do Filho no Espírito Santo (Adoração), Servir e cuidar uns dos outros (Comunhão), Servir e compartilhar o Evangelho com as pessoas a nossa volta (Missão).

 Nossos valores são

Adoração Trinitária
A centralidade das Escrituras
Vida devocional
Relacionamentos profundos
Cuidado uns para com os outros
Simplicidade
Ensino sólido das Sagradas Escrituras
Serviço feito com excelência
Comprometimento
Uma comunidade missional

Nossa visão é

Queremos ser uma igreja reformada de impacto e relevância entre Niterói e São Gonçalo, com uma vida comunitária vibrante, cuidado pastoral profundo, discipulado sólido e ação social.
Queremos ser uma referência no ensino, nos pequenos grupos, na promoção da justiça social e sermos a igreja mais relevante em nosso bairro.
Queremos evangelizar nosso bairro alcançando as famílias por meio de estratégias inovadoras e ousadas.

 

Nossos pastores

O atual pastor titular da Igreja Prebiteriana do Barreto é o Rev. Jeferson Carvalho Alvarenga. Jeferson é natural de Itamonte-MG. Graduou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2008, vindo a ser ordenado pelo Presbitério Circuito das Águas -MG em 2008 e transferido para o Presbitério de Itajubá-MG no início de 2009, no qual havia servido a Primeira Igreja Presbiteriana de Itajubá como seminarista durante 4 anos (2005-2008) e viria a servi-la como Pastor Auxiliar durante mais 4 anos (2009-2012). Validou seu Bacharelado em Teologia no Mackenzie em 2010. Concluiu sua Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Itajubá em 2012. Foi transferido para o Presbitério de Niterói em 2013 e atuou nesse ano como Pastor Auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana de Niterói e como Pastor Designado na Igreja Presbiteriana do Barreto. Rev. Jeferson é Mestre e Doutor em Engenharia Civil com ênfase em Gestão e é Profissional de Gerente de Projetos certificado pelo PMI (Project Management Institute). Jeferson é casado com Izabella Chaves Silva Pinto e juntos moram em Niterói, no bairro do Barreto.

 

FB_IMG_14702680975052572-2O Rev. Sylas Filgueiras Junior é o atual pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana do Barreto.

Rev. Sylas é natural de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Veio graduar-se como Bacharel em Teologia no ano de 2000 pela Escola Teológica de Pastores, em Niterói-RJ. O Rev. Sylas foi ordenado ao Sagrado Ministério na Igreja Presbiteriana do Brasil pelo Presbitério de Niterói em 2016. Ele e sua família são membros da Igreja Presbiteriana do Barreto desde 2005, na qual o Rev. Sylas vem servindo desde então, primeiro como músico, depois como professor de EBD, como candidato ao sagrado ministério, e agora como pastor auxiliar.

Rev. Sylas tem uma sólida carreira de músico profissional de mais de 30 anos, atuando como baterista e percussionista profissional em diversos cenários, tendo tocado com diversos artistas do meio gospel e também do circuito da MPB. No ramo da música, Rev. Sylas também atua como produtor fonográfico, tendo sido diplomado pela Universidade Estácio, tendo em seu currículo 200.000 cópias de CDs vendidos aproximadamente.

Sylas é Casado com Glaucia Filgueiras com quem desenvolve um trabalho ministerial com as famílias da igreja. Juntos, são orgulhosamente pais de João e Anna Luiza.

Nosso Conselho

A  Igreja Presbiteriana do Brasil adota o modelo presbiteriano de governo. Isso quer dizer que é o Conselho o responsável por cuidar da igreja local, pastoreando a congregação e tomando as decisões referentes a vida da igreja. O Conselho é formado pelos Ministros Ordenados (Pastores) e Presbíteros eleitos pela Assembléia Geral da igreja mediante votação.

O Presbítero, acima de tudo, é um pastor leigo que deve auxiliar no cuidado do rebanho, no ensino, na prática do aconselhamento e da administração. O  Conselho da Igreja Presbiteriana do Barreto é constituída pelos seguintes irmãos:

Presidente: Rev. Jeferson Carvalho Alvarenga

Vice-Presidente: Pb. Wagner Aguiar de Souza

Secretário: Rev. Sylas Filgueiras Júnior

Conselheiro: Pb. Cléber Bueno de Campos

Conselheiro: Pb. Thayrone Richard

Nossa história

Em 1984, a Igreja Presbiteriana Betânia, então pastoreada pelo Rev. Teófanes de Almeida Elias, fazia encontros semanais em células nos lares. Uma dessas células acontecia na casa do casal Christheo Luz Garcia e Alfredina Breder Garcia. Desde a sua primeira reunião, a célula não parou de crescer e, em mais ou menos três meses, a casa não comportava mais o número de visitantes, de forma que o Rev. Josué Rodrigues de Oliveira, juntamente com o presbítero Angelo Gagliardi e sua esposa Nely Bussingher Gagliardi, tomaram a direção do trabalho.

Com a distância da igreja-mãe, logo se viu a necessidade de dar início à realização de cultos dominicais no Barreto. Fez-se então uma escala de presbíteros para dirigirem os cultos na incipiente congregação que, a essa altura, já se reunia na Rua José Leonardo, 68.

Em 1990, o então Rev. Daniel César Costa assumiu o trabalho na congregação. Nesse mesmo ano, o referido pastor convidou o então diácono Sérgio Luiz da Fonseca Cruz para trabalhar com ele na congregação. Sérgio, aceitando o convite, começou a desenvolver o seu ministério no início do ano de 1991. No ano seguinte, 1992, Sérgio foi cursar teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, SP. Enquanto esteve no seminário, Sérgio aproveitava os períodos de férias acadêmicas para dar continuidade aos seus trabalhos na congregação.

No ano de 1995, Sérgio  concluiu o curso de Bacharel em Teologia, foi ordenado e convidado para pastorear a congregação do Barreto, assumindo a mesma em 1996. No dia 1º de setembro desse ano, o Presbitério de Niterói (PNTR) reuniu-se na sede da congregação para realização da assembléia que emanciparia a congregação da igreja-mãe, concedendo-lhe status de igreja.

Nossa doutrina

Nossa igreja adota, como exposição das doutrinas bíblicas, a Confissão de Fé de Westminster, o Catecismo Maior e o Catecismo Menor ou Breve Catecismo. Contudo, deve ficar bem claro que a nossa única regra infalível de fé e prática é a Escritura Sagrada. Adotamos a Confissão de Fé e os Catecismos como exposição do sistema de doutrinas ensinadas nas Santas Escrituras. Isto se fez necessário em virtude de a Bíblia não trazer as doutrinas já sistematizadas.

Breve Declaração de Fé

1. Cremos em um só Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; o Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo e nasceu da Virgem Maria, o qual morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação; e o Espírito Santo, santificador das nossas almas e doador da vida.

2. Cremos que as Escrituras Sagradas do Velho e do Novo Testamento são a Palavra de Deus e a única regra de fé e prática dada por Ele à sua Igreja, e que são falsas e perigosas todas as doutrinas e cerimônias contrárias a essa Palavra, e todos os usos e costumes acrescentados à simples Lei do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Confessamos que fomos concebidos em pecado; que por natureza somos incapazes de cumprir perfeitamente a Lei de Deus, inclinados antes a amar e fazer o que esta Lei condena, tendo pecado muitas vezes por pensamento, palavras e obras.

4. Cremos firmemente que o sangue de Cristo purifica de todo o pecado, e que não há outro meio de alcançar o perdão e o poder santificador senão a graça de nosso Senhor Jesus Cristo e a obra do Espírito Santo, que Jesus dá a todo que lho pede, crendo n’Ele e invocando-O.

Nossa identidade

A Igreja Presbiteriana do Barreto está ligada a Igreja Presbiteriana do Brasil, uma denominação reformada, calvinista e de governo presbiteriano

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Igreja Reformada. O movimento da Reforma do século XVI deu origem a vários ramos do Protestantismo. Um deles foi o Presbiterianismo, calcado nos princípios da Reforma, baseada nos textos inerrantes das Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é Calvinista. Isso quer dizer que a maneira como se compreende a doutrina das Escrituras tem sua base nos escritos de João Calvino e seus sucessores. Os símbolos de Fé da Igreja Presbiteriana do Brasil, a Confissão de Fé de Westminster e os Catecismos Maior e Breve, são sistematizações doutrinárias calvinistas, orientam a doutrina da igreja.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja de governo presbiteriano, pois o governo da igreja está organizado em forma de conselhos que vão desde a igreja local até toda a estrutura da denominação no país. As igrejas estão ligadas a Presbitérios e Sínodos e a um organismo central, chamado Supremo Concílio. O Concílio menor é o Conselho, formado por um número variável de presbíteros, de acordo com o tamanho e as necessidades da igreja. Cada Presbitério representa igrejas de uma determinada região e se reúne uma vez por ano, ordinariamente.

A igreja Presbiteriana do Barreto está ligada ao Presbitério de Niterói (PNTR), que compreende atualmente doze igrejas. O PNTR está sujeito hierarquicamente ao Sínodo Leste Fluminense (SLF), que compreende vários presbitérios e se reúne de dois em dois anos. Todos esses concílios têm uma diretoria, que é renovada periodicamente.

A Igreja Presbiteriana do Brasil se rege por uma Constituição e sua única regra de fé e prática é a Bíblia.